SOLICITE UM ORÇAMENTO
Seu veículo necessita de reparos feitos com frequência, mesmo que não esteja com problemas. Algumas ações são feitas para vistoria no carro e uma delas é a troca de óleo. O período para troca de óleo varia de um modelo a outro. Alguns carros necessitam realizar a troca a cada 15 mil quilômetros, outros já antecipam esse valor e cobram a troca a partir de 8 mil quilômetros rodados.
Essa troca periódica é importante para potencializar o carro em diversas ocasiões, como a difícil navegação do carro em pistas escorregadias, com muita lama ou quando houver um uso contínuo do veículo. O segredo é verificar sempre o Manual do Fabricante que vem no carro e indica o momento certo para trocar o óleo.
Normalmente um automóvel possui quatro tipos de óleo: óleo do motor, óleo da caixa, óleo de freio e óleo da direção hidráulica.
Quando devo trocar o óleo?
CAIXA DE MARCHA:
Câmbio manual a cada 40.000km.
Câmbio automático entre 50.000km à 60.000km.
Câmbio automatizado apenas quando houver contaminação.
DIREÇÃO HIDRÁULICA:
Trocar a cada 15.000km ou 2 anos.
FREIOS:
Trocar a cada 10.000km ou 12 meses.
MOTOR:
Uso severo entre 5.000km a 7.000km ou 6 meses.
Condição normal entre 7.500km a 10.000km ou 1 ano.
Outro ponto importante é realizar a troca dos filtros, especialmente junto com a troca de óleo. Isso é importante porque evita o comprometimento de outras peças do motor, além do custo mais alto na hora de trocar peças que sofreram danificações.
Além de prejudicar o funcionamento de outras peças, gastar excessivamente o filtro acumula mais impurezas no motor do carro e no interior dele, reduzindo o período de vida útil do veículo. Então, realize a troca de óleo junto com os filtros com frequência para o carro funcionar melhor.